terça-feira, 15 de maio de 2007

Europa e o Aquecimento Global

Aquecimento Global na Europa

Dez centrais elétricas alemãs e outras dez britânicas estão entre as 30 mais poluentes da Europa, segundo uma classificação elaborada pela organização internacional de defesa do meio ambiente World Wide Foundation (WWF). A lista, chamada Dirty Thirty (as 30 sujas), publicada nesta quinta-feira, em Genebra, leva em conta as emissões feitas por estas instalações de dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases-estufa.
Duas centrais gregas, Agios Dimitrios e Kardia, estão no topo desta lista, seguidas de cinco alemãs. Em 2006, informa o WWF em um comunicado, as Dirty Thirty, instaladas em sete países do bloco, emitiram 339 milhões de toneladas de CO2, isto é, "10% do total das emissões de toda a União Européia".
Segundo a ONG, todas as centrais desta classificação, exceto duas, funcionam com carvão, enquanto as 12 primeiras utilizam linhito, uma forma de carvão com concentração de até 80% de carbono. Na maior parte dos casos, estas centrais entraram em funcionamento nos anos 60, explica a organização de defesa do meio ambiente.
Paralelamente, destaca que são quatro os grupos elétricos que possuem mais da metade das 30 centrais mais contaminantes da Europa: o alemão RWE, o sueco Vattenfall, o francês EDF, que opera tanto na Grã-Bretanha quanto na Polônia, e o alemão EON. "Não podemos tolerar um setor energético no qual o mais poluente se torna o mais rico", condenou Stephan Singer, encarregado do programa Clima-Energia do WWF.
Singer pediu à União Européia que se empenhe para garantir que só os grupos que trabalham com centrais elétricas respeitosas ao meio ambiente possam receber ajuda dos Estados. A ONG reivindicou ainda um sistema de ajuda por cotas de CO2 mais exigente que o atual no âmbito dos 27 países da UE para estimular o investimento em tecnologias "limpas". Segundo o WWF, esta é a única forma de se alcançar o objetivo do bloco de reduzir suas emissões de gases-estufa entre 20% e 30% até 2020.

Ícaro

Nenhum comentário: